Atividades Permanentes

de 2ºF a 6ºF ocorrem as seguintes atividades:

 

 

horario_olha-te

 

 

Atividades Permanentes para a comunidade em geral (sempre gratuitas para doentes oncológicos)

Semanalmente, e quando oportuno, são realizadas as seguintes atividades:

  • Acompanhamento Psicológico e psicoterapêutico (Apoio psicológico individual/ Psicoterapia / Ludoterapia /Arco-íris da Carreira): A partir da deteção das necessidades individuais e coletivas, realiza-se o acompanhamento psicológico de cada caso de acordo com as dificuldades encontradas. Esta intervenção é realizada em estreita interação com as restantes atividades do projeto, gerindo cada caso de forma integral e aprofundada.
  • Visitas ao hospital de dia: para abordar os doentes oncológicos no sentido de lhes dar uma palavra e dar a conhecer a existência do Olha-Te (esta atividade é interrompida de vez em quando para não saturar os doentes).
  • Cedência de espaço ao “Movimento Vencer e Viver” da Liga Portuguesa Contra o Cancro: Apoiamos a existência do “Movimento Vencer e Viver” em Caldas da Rainha cedendo-lhes uma sala para o desenvolvimento do seu propósito às segundas-feiras de manhã, tendo previsto mais um período da tarde a partir do momento que necessitarem.
  • Relaxamento e Meditação: O objetivo da meditação é aprender a focar a mente e ganhar mais e mais consciência acerca de nós e dos padrões que vamos criando ao longo da nossa vida. Ao alimentarmos essa consciência e fomentarmos o auto-conhecimento transformamos naturalmente a nossa maneira de encarar todos os desafios que nos surgem. O praticante vai aprender algumas técnicas que o ajudarão a lidar com stress e a viver o dia-a-dia de uma forma mais tranquila e equilibrada.
  • Pilates ADAPTADO: O Pilates é um método completo com inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. O objetivo é tornar o corpo mais forte e tonificado e ajudar também na libertação do stress e da tensão. O Pilates corrige e melhora a postura, o alinhamento e consciência corporais, melhora a flexibilidade e a força e trabalha a resistência e a respiração.
  • Escutar e contemplar música: Entre a música clássica e temas ligeiros, neste espaço de tempo sentimos a música e ouvimos uma breve história acerca dela. São feitos apelos para escutarmos e percebermos certos estados em nós e como a música pode ser benéfica.
  • Aulas de Música: Aulas de introdução de guitarra.
  • Ginásio da mente: Este ginásio especial tem o objetivo de resgatar e aprimorar capacidades que são muitas vezes afetadas pelos processos de tratamento das doenças oncológicas. As capacidades de memorização, concentração, criatividade, vocabulário, raciocínio numérico são treinadas com exercícios simples e divertidos.
  • Quinta de Expressão: Na 5ª da Expressão desfruta-se de momentos de contemplação e expressão. Através de vários mediadores artísticos expressam-se sensações, perceções e sentimentos. Aqui é permitido reforçar a partilha do afeto e o desenvolvimento da auto-estima. Seja no adulto ou na criança, a arte permite exteriorizar as emoções e sublimar os instintos e, com ela, exprimi-los e não retê-los!
  • Escrita Criativa: A expressão escrita como um mapa de ideias, experimentar sensações se emoções através da escrita. Vamos pensar com abertura de forma espontânea, numa atitude transformadora. Vamos explorar o potencial criativo e a dimensão lúdica contida na palavra. Pretende-se criar um campo aberto à experimentação e ao jogo de ideias na escrita, em clima de confiança, de troca e diálogo.

    Olha-Te na Arte: “A lógica leva-te de A a B, a imaginação leva-te a todo o lado” Albert Einstein.

    Neste espaço pretende-se resgatar o potencial criativo do homem, buscando a psique saudável e estimulando a autonomia e transformação interna para a reestruturação do ser. A busca da terapia da arte é uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos, é a possibilidade da catarseemocional de forma direta e não intencional. Assim, não poderá haver contrariedade, nem doença que vá abalar um espírito estruturado e robusto porque a prática constante das artes vai dar realidade e oportunidade de fazer tudo aquilo que cada um imagina, fazendo-o simultaneamente confrontar-se consigo próprio, deixando o sonho correr e materializar-se.

  • Sessões de Coaching: em cada sessão, o Coachee (pessoa que beneficia da mesma) elege o seu objetivo enquanto o Coach escuta, dá feedback e faz perguntas. Esta interação gera reflexão, cria clareza e leva a pessoa à ação.
  • Férias de Recuperação: Após um problema oncológico o indivíduo fica afetado física e emocionalmente. Existe sempre um processo de transformação pessoal perante a “catástrofe individual”. O ritmo sofre alterações e é necessário um período de tempo para restabelecer as forças físicas e emocionais. Propomos que estas férias sejam uma fase de regeneração e de reposicionamento nos vários domínios da vida de uma pessoa. As mesmas incluem várias atividades expressivas e artísticas que favorecem o seu bem-estar, caminhadas, cuidado na alimentação, visitas culturais, acompanhamento psicológico, atividades que desenvolvam a auto estima e a valorização do indivíduo, entre outras.

 

A2.Som Capaz de Ser. Sessões individuais e colectivas de Musicaterapia : Artur Correia|Psicopedagogo com especialização em Counselling, Terapias Expressivas e Musicoterapia. Desenvolveu projectos de intervenção na área do desenvolvimento humano e comunitário. É actualmente Musicoterapeuta em saúde mental na área da reabilitação, bem como intervenção em necessidades educativas especiais. Leccionou diversos workshops teórico práticos de Musicoterapia para técnicos na área da educação e saúde mental pelo país, bem como dinamizou e foi orador em encontros e congressos de Musicoterapia, Counselling e outras áreas de saúde mental. É membro da direcção da APMT – Associação Portuguesa de Musicoterapia. É um serviço de Musicoterapia, Desenvolvimento Pessoal, Psicoterapia e Massagem de Som, para crianças, jovens, adultos e idosos, individual ou em grupo, em consultório e com serviço de deslocação ao domicílio e/ou instituições com vista ao tratamento, recuperação, reparação, reabilitação e manutenção da saúde e bem-estar de todas as pessoas que experienciam desafios especiais na sua vida. É indicado para pessoas que estejam em situação de stress, tensão, ansiedade, depressão, dificuldades de aprendizagem, falta de amor por si, insatisfação pessoal, falta de motivação, problemas relacionais, sensação generalizada de mal-estar e/ou inquietação, problemas de comunicação, problemas do comportamento, timidez excessiva, comportamentos aditivos, entre outros.

A.4.Construção de Marionetas. Construir réplicas dos Bonecos de Santo Aleixo: Bonecos da Orada: Sessões “Dá-lhes Vida” Dinamizadora | Cátia Ezequiel – Professora de Educação Visual e Tecnológica e aluna de Artes Plásticas. Tempo: Duas horas quinzenalmente Materiais: – Tecidos, – Linhas; – Agulhas; – Madeira, – Tintas; – Arame. Fases do projecto de formação: – Pesquisar a história dos bonecos; – Construir réplicas desses bonecos; – Pesquisar sobre os títeres e espectáculos feitos com eles. – Exposição. Objectivos: – Permitir uma ocupação de carácter lúdico e de construção de saberes culturais; – Desenvolver o convívio entre pessoas; – Proporcionar a descoberta pelas actividades de diversão dos tempos de ontem e de hoje; – Revitalizar e valorizar conhecimentos populares e de carácter artístico. � Desenvolvimento: – Conhecer a história dos bonecos de Santo Aleixo (especificamente os da Orada); – Analisar o seu aspecto; – Seleccionar os materiais necessários; – Técnicas de construção; – Construir as imitações; – Construir a barraca; – Pesquisar sobre as peças de teatro (títeres) apresentadas; – Preparar uma exposição a apresentar á comunidade local.

A.5. Contemplação de Arte. Sessões “Tempo pelo Ar” Dinamizadora | Cátia Ezequiel: Professora de Educação Visual e Tecnológica e aluna de Artes Plásticas Contemplar Arte Tempo: Duas horas quinzenalmente Materiais: – Folhas – Lápis Fases do projecto de formação: – Levar artistas e as suas obras ao espaço das sessões. – Visitar galerias e museus, escolas e outras exposições de arte moderna e contemporânea. Objectivos: – Permitir uma ocupação de carácter lúdico e de construção de saberes culturais; – Desenvolver o convívio entre pessoas; – Proporcionar a descoberta pelas actividades de diversão dos tempos de ontem e de hoje; – Estimular a contemplação e fruição de obras de arte. – Permitir a ”libertação de um pensamento individual”; – Construir um pensamento abstracto; – Propiciar momentos de leituras de imagem: – Construir leituras de carácter positivo sobre o que a Arte os oferece. � Desenvolvimento: – Relaxamento; – Reflexão Individual escrita ou não sobre as obras de arte – Reflexão em grande grupo sobre as mesmas

A.7.Sessões de Riso. Dinamizadora | Marina Pedro Objectivos das Sessões: – Despertar a criança interior; – Libertar tensões e emoções negativas; – Estimular o cérebro, os músculos e as vias respiratórias. ClubeKi – Projecto para Crianças. Encontra-se em fase de desenvolvimento.

A.9. Desenvolvimento do Projecto de Vida / Gestão de Carreira É um serviço direccionado a adultos em períodos de transição, crise ou questionamento, nomeadamente relacionados com os vários papeis que desempenham a nível profissional, familiar ou de cidadania.