Férias de Recuperação/Turismo Emocional

 

Em 2013 iniciámos o “Programa de Férias de Recuperação | Turismo Emocional”, para doentes oncológicos, em parceria com a Segurança Social da Bélgica, e mais tarde com uma associação da Bélgica que apoia mulheres com cancro da mama.

 

• Férias de Recuperação| Turismo Emocional: Após um problema oncológico o indivíduo fica afetado física e emocionalmente. Existe sempre um processo de transformação pessoal perante a “catástrofe individual”. O ritmo sofre alterações e é necessário um período de tempo para restabelecer as forças físicas e emocionais. Propomos que estas férias sejam uma fase de regeneração e de reposicionamento nos vários domínios da vida de uma pessoa. As mesmas incluem várias atividades expressivas e artísticas que favorecem o seu bem-estar, caminhadas, cuidado na alimentação, visitas culturais, acompanhamento psicológico, atividades que desenvolvam a auto estima e a valorização do indivíduo, entre outras.

Chopin- Spring Waltz

Estes 4 anos de experiência têm validado o nosso conceito de Férias de Recuperação, pelos resultados evidentes das pessoas que embarcam nesta experiência, nesta viagem que nós propomos fazer juntos. Para nós é sempre com muita expectativa que vamos buscar o grupo ao aeroporto e embarcar nestes 8 dias de experiências e com 8 horas e média/ de convívio diário ,

>Uma Odisseia no Espaço
uma viagem ,um novo grupo, uma grande expectativa

O 1ª sitio que conhecem em Portugal é Lisboa. Almoçamos e visitamos alguns dos mblemáticos sítios da cidade.

>Cheira Bem, Cheira a Lisboa

As nossas histórias têm muitas ligações. Na música temos o exemplo de cuca Roseta em dueto com Jan Dulles

> Jan Dulles ft. Cuca Roseta – De zomer voorbij duet (É Lisboa a Namorar)

De seguida Mas o nosso destino é a região Oeste

“A Educação pela Arte resgata o potencial criativo do homem, buscando a psique saudável e estimulando a autonomia e transformação interna para a reestruturação do ser. A busca da terapia da arte é uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos, é a possibilidade da catarse emocional de forma direta e não intencional. Assim, não poderá haver contrariedade, nem doença que vá abalar um espírito estruturado e robusto porque a prática constante das artes vai dar realidade e oportunidade de fazer tudo aquilo que cada um imagina, fazendo-o simultaneamente confrontar-se consigo próprio, deixando o sonho correr e materializar-se. Assim, cada um irá entrando pouco a pouco na transformação da sua situação emocional, através de uma prática lúdica que lhe vai trazer bem-estar porque proporciona a existência de uma ação interior/exterior que intervém como terapia e que na maior parte dos casos ainda vai a tempo de uma reabilitação e inserção com um desejável grau de êxito.”
(Isabel Andrea, Psicóloga Educacional, Pós graduada em Ciências da Educação,
Especialista em Atividades Lúdicas e Expressivas)

Na sessão de escrita criativa, Francisco Gomes pergunta sempre ao grupo para dizer uma palavra que representasse a experiência. Saiem palavras e expressões difícieis de traduzir que vão para além do céu, rejuvenescimento, entre outras. Só palavras de elevação e de encantamento.

>Miten with Deva Premal – Fly High ( Om Shree Rama )

No último dia, as expressões são sempre de uma vitalidade e força interior que podem ser transmitidas em poucas palavras como esta música.

I am the light of my soul – Sirgun Kaur & Sat Darshan Singh

 

Resumo das Férias de Recuperação para doentes oncológicos | Turismo Emocional

 

O Olha-Te promoveu, a primeira edição de “ Férias de Recuperação” no âmbito da sua aposta no Turismo Emocional, entre os dias de Maio de 2013 em parceria com a Segurança Social da Bélgica.

As Férias de Recuperação em Portugal desenvolvidas pelo Olha-Te fizeram parte da brochura da Segurança Social que promove este tipo de férias para doentes oncológicos. Um grupo de belgas optou por Portugal. Das 10 pessoas que inicialmente marcaram, vieram 6, entre doentes oncológicos, um familiar e uma médica que veio acompanhar o grupo. A coordenadora desta ação foi Liesbeth Vermoesen que tem uma vasta experiência na área do turismo. Juntámos o turismo ao conceito do Olha-Te e deu um resultado extraordinário. Esta primeira experiência validou a 100% o que nós nos propomos realizar.

Após um problema oncológico o indivíduo fica afetado física e emocionalmente. Existe sempre um processo de transformação pessoal perante a “catástrofe individual”. O ritmo sofre alterações e é necessário um período de tempo para restabelecer as forças físicas e emocionais. Propomos que estas férias sejam uma fase de regeneração e de reposicionamento nos vários domínios da vida de uma pessoa. Vão incluir várias atividades expressivas e artísticas que favorecem o seu bem-estar, caminhadas, cuidado na alimentação, visitas culturais, acompanhamento psicológico, atividades que desenvolvam a auto estima e a valorização do indivíduo, entre outras.

Como parceiros tivemos as seguintes entidades: Rocaldas, Alojamento Casa das Figueiras, Hotel Atlântica, Casa da Cultura de S. Martinho, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Forno do Avô, Licor Pilau, Musas da Rainha, Centro de Estética e Bem-Estar Sara Coito, Câmara Municipal de Óbidos, Papelaria Vogal, O Atelier do Papel, CriarEco, Restaurante Mar Bravo, Restaurante Prova dos Sentidos e Gabinete de Marisa Lourenço |Psicologia e Psicoterapia.

Foi uma experiência que é difícil de expressar. A comunicação vai para além da língua de cada um. O grupo estabeleceu um elo de ligação connosco de afeto, de partilha de muitas coisas, criaram-se muitas amizades, viveram-se muitas emoções e cada um de nós teve a sua transformação. Todos saímos beneficiados desta experiência. O feedback foi excelente e até já recebemos cartas de agradecimento. Já recebemos a avaliação que foi feita pela Segurança Social. Adiantamos, pois já sabemos, que todos saíram de cá muito felizes e que nos deram os parabéns pelo trabalho, empenho e dedicação que demos a todo o grupo.

Para ilustrar esta iniciativa apresentam-se algumas fotos da mesma:

https://www.facebook.com/olhate/photos/?tab=album&album_id=507365362664126

Capturar