Atividades Permanentes

Outubro 23, 2018 in Blogue

 horario2

Nota: a maioria destas atividades podem ser presenciais ou à distância, através das redes sociais e/ou Skype.

Para além das atividades referidas no horário existem outras que poderá usufruir. Caso esteja interessado em obter mais informações entre em contacto connosco, através do email projecto@olha-te.oeste.pt ou através do número de telemóvel 910889912.
Todas as atividades são direcionadas à comunidade, no âmbito da prevenção primária, sendo gratuitas para doentes oncológicos e, para os restantes, é solicitado um donativo que varia de acordo com a atividade que pretende realizar/frequentar.

Fica o convite para vir conhecer-nos

Segunda-Feira:

  • Crochê e tricô: aulas básicas de crochê e tricô. Se já  sabe tricotar  inscreva-se para praticar, com companhia.
  • Escutar e contemplar música: Entre a música clássica e temas ligeiros, neste espaço de tempo sentimos a música e ouvimos uma breve história acerca dela. São feitos apelos para escutarmos e percebermos certos estados em nós e como a música pode ser benéfica.
  • YogaKids: Yoga divertida para crianças e famílias, desenvolvida através de jogos, histórias, dança, musica, expressão dramática e expressão plástica.
    https://www.facebook.com/yogakidsolhate/

Terça-Feira:

  • Chi Kung e Tai Chi: O Chi Kung (Qi Gong) é uma técnica milenar Chinesa de treino interior, objectivando o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual. Ele resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. No entanto, para se obter os benefícios que esta prática proporciona, é necessário vários treinos regulares, disciplina e aplicação prática da sua filosofia no dia-a-dia. A maioria dos praticantes de Chi Kung, ao final de algum tempo de prática, começam a sentir os seus efeitos, é sem dúvida uma técnica destinada a todos que procuram a saúde e o equilíbrio segundo o Tao e pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária. O Chi Kung beneficia o metabolismo e previne a maioria das chamadas doenças da meia-idade, tais como o endurecimento das artérias e articulações. Quando é praticado por um certo tempo e regularmente, beneficia especialmente o sistema nervoso central, o praticante ao aprender a controlar a mente, tem maior capacidade de projectar imagens positivas (concentração e contemplação) que trazem paz e tranquilidade a todo o ser, revigorando e estimulando o cérebro, desenvolvendo assim mais capacidade de concentração.
  • Pilates: O Pilates é um método completo com inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. O objetivo é tornar o corpo mais forte e tonificado e ajudar também na libertação do stress e da tensão. Corrige e melhora a postura, o alinhamento e consciência corporais, melhora a flexibilidade e a força e trabalha a resistência e a respiração.

Quarta-Feira:

  • Yoga Divertida: A prática de yoga confere benefícios a nível físico e mental, pois é energético, tonifica músculos, massaja os órgãos internos,  confere maior flexibilidade, força e resistência. Em termos globais a prática de yoga e mindfulness confere ainda os seguintes benefícios: Auto estima; Auto confiança; Disciplina; Bem estar interior; Gratidão; Consciência interior; Concentração; Calma e tranquilidade; Resiliência; Optimismo; Competências relacionais; Inteligência emocional; Auto-domínio. https://yogakids-olha-te.webnode.pt/
  • Mudras e Mindfullness : Mudras são gestos que nos permitem sintonizar com frequências específicas de energia do Universo. Segundo Yoga e Ayurveda, a saúde plena é o resultado dessa sintonia em que o ser individual, o microcosmo, sincroniza-se com o Universo, o macrocosmo. Essa sincronia é a base do equilíbrio e da cura. Assim, os Mudras são ferramentas poderosas para otimizar a saúde. Quando colocamos as mãos em Mudras, elas atuam como antenas canalizando as energias de cura para todos os aspectos de nosso Ser. Isso funciona porque nosso corpo é composto de 5 elementos: terra, água, fogo, ar e espaço. Cada um destes elementos está relacionado com um de nossos sistemas fisiológicos, e também com certas qualidades.
    Mindfullness é estar em atenção plena. Trata-se de uma Meditação para quem não gosta de meditar Não tem nada de esotérico, pode fazê-la em qualquer lugar e em poucos minutos. Esta forma de meditação reduz o stresse e ansiedade, é recomendada pelo Sistema Nacional de Saúde britânico e é praticada em escolas primárias e por pacientes com depressão.
  • Caminhadas com história pela cidade, com Liesbeth Vermoesen: (por marcação prévia)
  • Pilates
  • Meditação Retiro de silêncio (primeira 4ª feira do mês): permita-se estar em silêncio durante uma hora. Desde da entrada da associação até ao final da meditação não é permitido falar, com excepção se tiver alguma dúvida que poderá tirar com um dos membros da equipa do Olha-Te.

Quinta-Feira:

  • Chi Kung e Tai Chi:
  • Pilates
  • Olha-Te na Arte:  Neste espaço pretende-se resgatar o potencial criativo do homem, buscando a psique saudável e estimulando a autonomia e transformação interna para a reestruturação do ser. A busca da terapia da arte é uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos, é a possibilidade da catarse emocional de forma direta e não intencional. Assim, não poderá haver contrariedade, nem doença que vá abalar um espírito estruturado e robusto porque a prática constante das artes vai dar realidade e oportunidade de fazer tudo aquilo que cada um imagina, fazendo-o simultaneamente confrontar-se consigo próprio, deixando o sonho correr e materializar-se.
  • Quinta de Expressão: Na 5ª da Expressão desfruta-se de momentos de contemplação e expressão. Através de vários mediadores artísticos expressam-se sensações, percepções e sentimentos. Aqui é permitido reforçar a partilha do afeto e o desenvolvimento da auto-estima. Seja no adulto ou na criança, a arte permite exteriorizar as emoções e sublimar os instintos e, com ela, exprimi-los e não retê-los! (Data de início a definir)

Sexta-Feira:

  •  Meditação e Relaxamento: O objetivo da meditação é aprender a focar a mente e ganhar mais e mais consciência acerca de nós e dos padrões que vamos criando ao longo da nossa vida. Ao alimentarmos essa consciência e fomentarmos o auto-conhecimento transformamos naturalmente a nossa maneira de encarar todos os desafios que nos surgem. O praticante vai aprender algumas técnicas que o ajudarão a lidar com stress e a viver o dia-a-dia de uma forma mais tranquila e equilibrada.

Sábado:

  • Workshop Artes Manuais, com o tema sobre Azulejos 

Atividades a iniciar em Dezembro (horário a definir):

  • Ginásio da mente: Este ginásio especial tem o objetivo de resgatar e aprimorar capacidades que são muitas vezes afetadas pelos processos de tratamento das doenças oncológicas. As capacidades de memorização, concentração, criatividade, vocabulário, raciocínio numérico são treinadas com exercícios simples e divertidos.
  • Escrita Criativa: A expressão escrita como um mapa de ideias, experimentar sensações se emoções através da escrita. Vamos pensar com abertura de forma espontânea, numa atitude transformadora. Vamos explorar o potencial criativo e a dimensão lúdica contida na palavra. Pretende-se criar um campo aberto à experimentação e ao jogo de ideias na escrita, em clima de confiança, de troca e diálogo.
  • Aulas de desenho a carvão:

 

Inscrições abertas para as seguintes atividades:

  • Oficina de informática para iniciantes
  • Workshop de alimentação saudável

Visitem-nos no Facebook

Agosto 27, 2013 in Blogue, Press

Olá a todos! Temos as actualizações do site um pouco atrasadas mas na página oficial do Olha-te no Facebook encontrarão as informações mais fresquinhas!

Até já!

 

Workshop Coaching Pessoal

Abril 17, 2013 in Atividades Pontuais, Blogue

A empresa ACREDITAR – Coaching e Empreendedorismo vai realizar no próximo sábado um workshop no espaço do Olha-Te.

O workshop tem como principais temas:

. Espelho meu, espelho meu… – a minha auto-análise
. Coaching – Se eu não gostar de mim, quem gostará?
. As “vacas” da nossa vida – quais são?
. Etapas do Processo de Coaching
. Ladrões de energia – quais são?
. Estrela de valores

E como principais objectivos:

§ Desenvolver práticas de auto-analise e auto-conhecimento

§ Assumir uma atitude positiva, com base nas técnicas de auto-motivação e auto-estima mencionadas

§ Desenvolver competências de forma a promover a mudança e fomentar uma atitude positiva – acreditar que somos capazes

§ Diagnosticar as limitações da nossa vida e desenvolver práticas para as superar

§ Diagnosticar os ladrões de energia da nossa vida

§ Elaborar o quadro de limitações e a estrela de valores

Para mais informações, contactem a ACREDITAR por e-mail ou telefone: Silvia Abreu | 966425634 e Sónia Rosa | 966387535.

 

 

Workshop de Cake Design

Abril 11, 2013 in Atividades Pontuais, Blogue

 

40 lindos, lindos anos!

Março 1, 2013 in Blogue

Querida Célinha, olha-te bem. Vê-te bem, assim, linda e bem-querida, 40 anos de uma vida de sabedoria. Tens transformado todas as pedras do teu caminho em castelos para dar abrigo a outros – és, por isso e por muitas mais razões, uma lição.
Do fundo dos nossos coração, muitos, muitos parabéns, muita saúde, muita alegria, muita paz, muito amor e muito sucesso.